Suamos até hein!!!
A coreografia é energética e vibrante, não se esqueçam de colocar essa energia na hora de dançar, pois a dança é a parte visual do som!! Então..................Pensem nisso!
MUSICALIDADE:
HÁ ALGUNS TIPOS DE MÚSICAS RÁPIDAS, MODERADAS E LENTAS. PROCURE SABER ESCUTAR
CADA INSTRUMENTO, ONDE, EM ALGUNS TRECHOS , ELES SÃO DELICADAMENTE TOCADOS,
E EM OUTROS SÃO FULGUROSOS.
PODEMOS CITAR COMO EXEMPLO O ``TAKASSIM``, TRECHO DA MÚSICA ONDE SOMENTE UM INSTRUMENTO É TOCADO, PODENDO SER ACOMPANHADO OU NÃO PELA PERCUSSÃO.
NESTA
PARTE DIMINUI A ATUAÇÃO DOS DEMAIS MÚSICOS E PERMANECE EM DESTAQUE A
IMPROVISAÇÃO DOS SEGUINTES INSTRUMENTOS: O ``KANUM`` E/OU ``DAFF``, O ``ALAÚDE``
E/OU ``DERBAK.
Alaúde:
Derbak:
Cítara:
Pandeiro:
Snujs:
GERALMENTE OS ``TAKASSIM`` SÃO CARACTERÍSTICAS DAS MÚSICAS TRADICIONAIS
CLÁSSICAS E, NA MAIORIA É NA INICIAÇÃO QUE ELA APARECE, PODENDO SURGIR
NOVAMENTE NO MEIO DA MESMA.
HOJE É MUITO COMUM CONJUNTOS FORMADOS COM TODOS OS TIPOS DE INSTRUMENTOS
(ORIENTAIS E OCIDENTAIS ), OU SEJA, NA MESMA MÚSICA PODE HAVER TRECHOS NO ESTILO
``POP`` OU ``TAKASSIM``.
PARA ENTENDER MELHOR, E OUVIR UMA MÚSICA ORIENTAL É PRECISO QUE VOCÊ TENTE
IDENTIFICAR O SURGIMENTO DE NOVOS SONS COMO: SNUJS E PALMAS, SENDO ESTES,
MARCADORES DA PARTE MAIS ALEGRE DA MÚSICA.
PRATIQUE BASTANTE, QUANDO VOCÊ
COMEÇAR A IDENTIFICAR DE FORMA NATURAL , SUA DANÇA ESTARÁ PERFEITA, E TODOS
FICARÃO ADMIRADOS COM A SUA EXPRESSÃO.
INSTRUMENTOS:
DERBAK : PRINCIPAL INSTRUMENTO DE PERCUSSÃO. ( INDISPENSÁVEL PARA OS MOVIMENTOS
DAS BAILARINAS) CONTRATEMPOS: RUSH, DUN, TAK, SAC, ETC...
ESTES SÃO OS RÍTMOS MAIS USADOS NOS SOLOS DE DERBAK:
BALADI= RITMO ALEGRE, E SE ADAPTA A VÁRIOS MOVIMENTOS.
SAID= MUITO UTILIZADO NO LÍBANO, E EGITO, DÁ AUTENTICIDADE ÁS DANÇAS COM
BENGALA E PANDEIRO. PRESENTE TAMBÉM EM MÚSICAS CANTADAS , ONDE PODE-SE DANÇAR
O TRADICIONAL ``DABKE``(DANÇA POPULAR, FORMADA POR UMA GRANDE RODA DE HOMENS
E MULHERES, EXECUTADA GERALMENTE EM CASAMENTOS, ANIVERSÁRIOS, ETC...)
MALFUF: RITMO FORTE UTILIZADO NA INTRODUÇÃO, E FINALIZAÇÃO DE UMA MÚSICA.
AYUBI: TAMBÉM É UM RITMO DE MARCAÇÃO FORTE, UTILIZAMOS NAS DANÇAS
RITUALÍSTICAS.
KHALIJI: RITMO ENVOLVENTE, NO QUAL SE MANIFESTAM A CULTURA DO GOLFO PÉRSICO.
WAHDA WO NOZ: RITMOS IDEAIS PARA A DANÇARINA EXECUTAR MOVIMENTOS LENTOS,
SUAVES E ONDULATÓRIOS. TAMBÉM USADO PARA VÉUS, CANDELABROS, E ESPADAS.
ESTES RITMOS PODEM TER OUTROS NOMES, MAS TÊM A MESMA BATIDA. VARIAM DE CIDADE
PARA CIDADE, E DE PAÍS PARA PAÍS.
☼Flavia oliveira dança do ventre☼
Namastê
Nenhum comentário:
Postar um comentário