quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dança do ventre-a dança das deusas


 
Além do encantamento das mil e uma noites esta misteriosa dança egípcia é um exercício completo e muito agradável. Ela proporciona a expressão de pensamentos, emoções e sentimentos através da movimentação corporal.
Todos os movimentos estão associados a elementos da natureza, animais e, principalmente às divindades da mitologia egípcia.
Nos rituais em homenagem à Deusa-Mãe, nos templos de ÍSIS, eram praticadas danças que simulavam, através de movimentos e ondulações do ventre: A ORIGEM DA VIDA, DO AMOR E DA ALEGRIA DE VIVER.
Na prática da dança do ventre a possibilidade de expressão individual é enorme. Sem fazer distinção de idade , biótipo e características padronizadas, esta dança proporciona vivências a nível da expressão artística de grande alcance para todas as faixas etárias.
No trabalho da dança do ventre o corpo passa por uma revitalização, pernas, coluna, órgãos internos, tudo é beneficiado pela massagem que os movimentos pélvicos efetuam, sendo fundamental para as mulheres o trabalho de períneo.
Além da execução de movimentos sinuosos, ondulantes, circulares, lentos e misteriosos, este trabalho pode queimar até 400 calorias por hora/aula. A respiração correta atua como grande auxiliar, outra aliada é a música, ela exerce papel fundamental fazendo com que a dançarina execute um diálogo dançante com os nuances melódicos que os instrumentos propõem.


BENEFÍCIOS ESPECÍFICOS

Favorece o sistema cardiovascular, trabalhando a circulação e oxigenação cerebral.
Queima calorias.
Alivia dores musculares, e tensões do dia a dia
Estimula órgãos internos, glândulas e órgãos reprodutores.
Acelera a mente, ativa a memória e a concentração.
Aprimora a coordenação motora.
Desenvolve a percepção musical
Enrijece glúteos, pernas, abdome e braços.
Regula a postura.
Auxilia na composição de formas arredondadas e silhueta bem definida.
Regula e ativa a energia dos chakras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário