sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dicas


Dança do Ventre e o Grande Público:

Penso que em qualquer local que uma dançarina vá se apresentar existe, ao menos, um alguém na platéia que é leigo em dança do ventre. Sempre existe UM. Está lá porque foi acompanhar uma amiga, é da família da bailarina, foi de curiosidade ou interesse em conhecer mais, ou caiu de pára-quedas: nem sabia que ia ter dança do ventre no restaurante/festa/show/etc.
As respostas do contato leigo com a dança do ventre podem ser várias. Isso vai de encontro também com diversos aspectos que estarão envolvidos nesse contato: a dançarina dançou ou não como a pessoa esperava? adoraram ou não a música? a festa, ou melhor, o clima, estava bom ou não?... Idéias formadas anteriormente na cabeça das pessoas, fantasias e preconceitos influenciarão também nas conclusões do “leigo”.

Enfim... As respostas negativas são o meu foco hoje não só porque são negativas, mas porque elas me entristecem. Enquanto estou levantando a bandeira da dança do ventre, afirmando o quanto é uma dança tão admirável, especial, única, sempre me deparo com essas situações que me fazem lembrar de mim mesma, de quando eu era uma leiga também.


A dança do ventre é linda quando respeita os ritmos, quando está de acordo com os momentos de uma música árabe, quando a bailarina possui um mínimo de técnica, quando tem emoção no rosto de quem dança, ou seja,quando é bem executada. Não dá para ficar incólume à música e à dança árabe. São duas artes lindas e impossíveis de ignorar... Quando há um mínimo de qualidade no que é apresentado.


A dança do ventre é criticada muitas vezes por causa da pouca qualidade como ela é apresentada. As pessoas não têm consciência disso talvez, mas desgostam e criticam, com razão, em virtude da falta de seriedade que certos "profissionais" possuem com a dança do ventre. A dança do ventre não ganha o grandepúblico como uma dança/arte, não por ela mesma (já que possui sua beleza), não (só) porque o público é "burro", insensível e preconceituoso, mas, principalmente, porque não é bem apresentada, porque está incoerente com a música, porque não tem sentimento.


Acredito, bailarinas que: se você compareceu às aulas (muitas vezes criticada pelas próprias alunas, que só querem repetir a coreografia, para não errar e pronto.) Vai entender que:

A DANÇA É TÃO VIVA QUANTO VOCÊ!
Sendo a dança uma forma de expressão sensível, ela é permeável como suas flutuações de humor: se o coração não vai bem, ou se a ``TPM ‘’ te visita,se brigou com o marido, ou se está com problemas financeiros, tudo pode (e vai) influenciar em sua dança. Os grandes auxiliares nestas situações são: conhecimento técnico e experiência de palco. Por dentro você pode saber que aquilo não foi o melhor, mas quem assiste nunca perceberá, e é por isso que a gente faz aula e não ensaio, porque ensaio é coisa pra quem decora e pronto, aula é pra quem SABE o que vai fazer e COMO vai fazer!
Tentem prestar mais atenção nas dicas da sua professora ao invés de julgar e pronto!Quando digo julgar, quero dizer que julgam a si próprias e pronto, é isso: sou boa, ou sou ruim , e não é assim que funciona.
Costumo dizer que: prefiro assistir uma bailarina que dança com movimentos simples, mas perfeitos (isso significa que ela sabe a técnica empregada em cada um dos movimentos simples que executa) do que uma bailarina que faz milhões de movimentos mal feitos e sem sentimentos.
Tem um ditado que diz: 'treino é treino, jogo é jogo'!!!! kkkkk
É isso bailarinas, quem ainda está insegura, e achando que não está bem, ainda tem tempo de estar entre as melhores, pois têm 17 dias para dançar, se dançarem todos os dias por 1 hora, tenho certeza que serão capazes de dançar com os olhos vendados e os pés nas costas, certo???????
Se doem, se entreguem, se dediquem!
Dêem um extra e recebam um extra por isso!
É isso!
bjo
Acompanhamento musical:
‎"A Dança Árabe é determinada pelo acompanhamento musical. 
É Tarefa da Bailarina expressar as emoções solicitadas pela música e durante as improvisações destacar a qualidade do instrumento que sola, extraindo dele sua qualidade essencial, tudo através da dança..."

Braços, o que fazer?
Observe uma chama sob uma brisa. É assim que os braços devem se movimentar, suavemente, graciosamente...

As mãos são a moldura da dança.

Um sorriso sincero é sempre muito bem vindo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário