quarta-feira, 7 de março de 2012

Odaliscas-Você sabe de onde vem este termo?

 Em comemoração ao dia internacional das mulheres que se aproxima, pensei em lhes postar um texto que valorizasse ainda mais o nosso poder de decidir sobre a nossa própria vida, algo que parece hoje tão fácil de fazer, mas que nem sempre foi assim.......


Antes de admitir as escravas dentro do Harém, eunucos especialmente preparados examinavam as moças cuidadosamente procurando quaisquer defeitos ou imperfeições físicas. Se uma menina era considerada satisfatória o chefe eunuco a apresentava para a mãe do sultão que seria responsável pela aprovação final.


Uma vez confinada ao harém, seu nome cristão era trocado por um nome persa que enaltecesse suas qualidades individuais. Se por exemplo, uma jovem tivesse bochechas rosadas  seria chamada 'Rosa primaveril'. Sendo agora uma odalisca era imediatamente convertida ao islamismo e iniciava um árduo treino, versando sobre etiquetas palacianas e a cultura islâmica.


A palavra odalisca vem de ODA (sala) e significa literalmente "mulher de sala" insinuando assim o seu státus. Odaliscas de extraordinária beleza e talento eram preparadas para se tornar concubinas, aprendendo a dançar, recitar poesias, tocar instrumentos e controlar as artes eróticas.


Onze, das mais atraentes odaliscas eram selecionadas como 'gedkli' - empregadas em espera - exclusivas para o sultão, e eram responsável por vesti-lo e banhá-lo, cuidar de suas roupas e servir-lhe a comida. Consta que algumas dessas meninas também aprendiam a ler, escrever e também a tocar harpa, bordar, costurar e cantar.


Sendo sempre do agrado do sultão permaneciam a serviço do mesmo, ou poderiam ser oferecidas de 'presente' a alguém, se ele assim desejasse.
Uma das maiores honras que o sultão poderia conceder a um de seus 'pashás' era presenteá-lo com uma odalisca que tivesse adornado seu palácio mas que não tivesse ainda se deitado com ele, ou, se tornado sua concubina.


Outras odaliscas eram colocadas para servir a mãe do sultão, ou as ' kadins' (esposas) deles, ou ainda os eunucos. Meninas abençoadas por físico forte se tornavam criadas ou administradoras. Cada  noviça era designada para um departamento do harém, estes gabinetes ministeriais incluíam a senhora dos mantos, a guardiã dos banhos, guardiã das jóias, leitora do alcorão, senhora dos alimentos, etc.... Era possível para uma odalisca crescer dentro do harém hierarquicamente, mas se de qualquer forma faltasse a ela talento ou, manifestasse  em algum momento qualidade indesejáveis, ela também corria o risco de ser banida do palácio e revendida ao mercado de escravos, por isso se desdobravam em favores e se subordinavam a miseráveis favores dentro do palácio....


Ui credo!!!!!! já pensou ter que ficar agradando as 'véias invejosas'?? Meu Deus...... liberdade e igualdade....Amém!


O texto é bom para refletirmos e valorizarmos pequenas conquistas, hoje o nosso mundo está (graças a Deus) tão longe desta triste realidade que até esquecemos que as mulheres já foram muito inferiorizadas e abusadas em todos os campos da vida,
Saudemos a liberdade, o amor e a igualdade entre os todos os povos!


Feliz dia Internacional das Mulheres Sempre!!!!!!
Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário