quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Os braços na dança

Olá amigos da dança!

Aulas de braços são sempre um desafio, um desafio á resistência, á concentração e á  intensidade equilibrada.
É preciso entender que os braços falam por si, mas eles tem que ser dirigidos e controlados, assim como sua emoção na dança tem que ser direcionada para ser interpretada com clareza.
Os braços constituem ligação direta com sua timidez, eu diria que os braços são a extensão  da sua personalidade, então é preciso trabalhar 'dentro' em conjunto com a técnica.
É necessário se livrar das 'amarras' e das 'máscara's para dar fluidez aos braços, é preciso estar 'doce' e segura da sua dança, porque se a dança em si não estiver tranquila, vai ser mais difícil colocar emoção nos braços.
Quando falo de braços eu logo lembro da querida mestra Zuleika Pinho que me ensinou muito sobre isso em suas aulas, por isso sempre cito o nome dela quando dou esta aula. Ela dizia: _ 'Quando uma bailarina abre os braços ELA ABRE os braços, quando uma bailarina sobe os braços, ELA SOBE os braços, mostrando braços altivos e decididos, evitando os braços contidos e indecisos de quando começamos na dança do ventre...rsrsrs
Uma bailarina precisa saber e treinar o movimento do braço a partir do ombro, depois cotovelo, depois pulso e por último as falanges da mão e dedos, olhando, parece fácil, mas não é. Por isso é necessário treinar sempre.
Pois a base seria estar com o pulso treinado para subir e a palma para descer (se tratando do movimento alternado nas laterais) para então começar o braço: ombro, cotovelo é o primeiro a chegar, depois pulso e mãos/dedos. E para descer a mesma coisa: ombro, cotovelo é o primeiro a chegar em baixo, pulso, mão/dedos. Assim o ombro vai fazer uma rotação nos momentos de virar o cotovelo pra cima e pra baixo. E você vai precisar imaginar as paredes na sua frente e nas suas costas para que os braços laterais não dobrem pra frente.
Relaxar o pescoço e não tensionar demais é importante para a flexibilidade dos músculos.
Estes braços são usados geralmente em momentos de suavidade na dança, de interpretação e calma da música, por isso tem que ser feitos com muito amor e emoção.
Treino é a palavra da vez, mais uma vez!! rsrsrsrs
Namastê!



Nenhum comentário:

Postar um comentário