sábado, 18 de agosto de 2012

Dança do ventre para crianças

Olá galera apaixonada pela dança do ventre

Devido ao grande interesse das pequenas e das mamães pela Dança do ventre, resolvi me informar a respeito da questão.

Eu não pretendo esgotar o assunto mas colocar algumas observações que acredito serem importantes, mesmo porque essa é uma questão que merece um estudo mais aprofundado por parte dos profissionais da área da saúde infantil.
Existem várias opiniões sobre o tema: Meninas podem ou não podem fazer dança do ventre?
Opiniões a parte, acho que nesse caso devemos dar atenção a estudos científicos ou corremos o risco desnecessário de assumir consequências.
Consultando alguns profissionais da área conclui que devemos ser cautelosas, aliás não só com a dança do ventre, mas com qualquer modalidade de exercícios físicos para as pequenas.
A dança do ventre pode ser praticada pelas crianças, porém de uma forma muito diferente da aula das adultas, com relação a parte anatômica e funcional. Pois existem  movimentos que não são recomendados por elas estarem em fase de desenvolvimento e crescimento ainda.
Especialmente os movimentos de quadril, abdomen e ondulações serão muito reduzidos e alguns até evitados.
As aulas são de sentido lúdico, sendo explorados giros, deslocamentos, movimentos de braços e mãos, ritmos e musicalidade, eixo e equilíbrio, e uma pré pré pré pré pré preparação para movimentos de quadril, nada mais do que isso.

A dança do ventre, para as crianças também ajuda a criar disciplina e a melhorar o relacionamento interpessoal, ou seja, elas ficam mais comunicativas e confiantes.
Na criança o objetivo da dança é desenvolver a criatividade e delicadeza, acho lindo os vídeos das crianças que arrasam na dança do ventre, até mais que uma adulta,  mas  tudo na vida tem sua hora, esperamos para ir a escola, esperamos para tirar carta de motorista, enfim criança tem que ser criança e não um mini adulto.
E elas vão sim dançar no jantar árabe de fim de ano, vão brilhar muito e serão muito elogiadas!
As aulas serão as quintas-feiras as 18:30, terão a duração de 15 minutos apenas-duração da alta concentração infantil.
Até lá e Namastê!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário